:: HIDRATAÇÃO: UMA PRÁTICA OBRIGATÓRIA PARA A BOA SAÚDE ::

 

Especialistas dão importantes dicas para o organismo enfrentar as altas temperaturas da primavera e do verão que vem por aí

— A hidratação adequada é fundamental não só para o sistema endócrino, como também para o cardiovascular — alerta a médica Ana Cristina Belsito, chefe do serviço de Endocrinologia, do Hospital São Vicente de Paulo, na Tijuca.

Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a médica explica que a sudorese provocada pelo calor excessivo, que desequilibra o organismo, serve para manter a temperatura corporal ideal.

— O suor é o resultado de reações metabólicas para reduzir a temperatura interna. O problema é que estamos propensos a eliminar sais minerais e elementos importantes na homeostase do organismo. Nesse quadro, a boa hidratação é muito importante para repor a perda de sais e líquidos de forma saudável — esclarece.

A especialista recomenda que a ingesta de líquido deve ser maior em períodos de temperatura elevada.

— Deve-se beber cerca de 2 litros por dia, entre água, sucos, água de coco e chás. Essa ingestão é imprescindível para manter a qualidade de vida, na estação mais quente do ano — alerta Ana Cristina.

Conforme a Associação Brasileira de Nutrologia, a água é peça-chave para o metabolismo celular, regulação da temperatura corporal e lubrificação dos tecidos. Não é à toa que a água corresponde a 60% da constituição do corpo humano. A nutricionista Julia Quinet, membro do serviço de Nutrição do Hospital São Vicente de Paulo, afirma que a reposição de líquidos é vital para garantir a saúde, sobretudo no verão. Ela explica por que a água é o elemento mais importante para o organismo:

— Ela ajuda no transporte de substâncias para dentro do sistema circulatório e linfático. Ou seja, leva nutrientes para dentro das células e elimina toxinas do nosso organismo, através do suor e da urina. O ideal é o consumo de 1,5 a 2 litros/dia. Outros líquidos ou bebidas que contenham adoçantes, açúcar e bebidas alcoólicas, como a cerveja, podem dar mais trabalho para o organismo e atrapalhar o processo de hidratação e eliminação de toxinas — afirma.

Para quem tem dificuldade em beber água, a nutricionista dá algumas dicas para manter a hidratação em dia: deixe sempre por perto garrafinha com água, isso facilita a ingestão; use aplicativos que ajudam no consumo de água a cada hora; se tem dificuldade de ingerir água especificamente, acrescente rodelas de frutas cítricas para saborizar; inclua chás gelados ao longo do dia; invista em frutas ricas em água, como melancia, melão e abacaxi; estabeleça metas diárias (calcule a ingestão de água que você costuma beber e acrescente 500ml a mais sobre o resultado.

 

Fonte : g1

Visite o Portal de Notícias da Rádio Fonte Viva, Clique!

VIVA NEWS CE

Deixe seu Comentário